Rogério Reis
Rogério Reis
SOBRE

Desde que começamos a desenhar o #FRENTE, pensamos na multiplicidade de olhares e de discursos fotográficos. Sabíamos que por ser a primeira edição, ela seria repleta de sonhos e de desafios. Que muita ajuda, apoio e acolhimento seriam necessários para colocar o nosso bloco na rua. Um dos primeiros que abraçou o Festival acabou se tornando nosso homenageado.

Rogério Reis @rogerioreis.fotos descobriu a fotografia com o Prof. George Racz nas oficinas do bloco-escola do MAM-RJ e nos cursos do fotógrafo Dick Welton, nos anos 70. Nos anos 80, atuou no grupo F4, que buscava autossuficiência na produção e distribuição dos seus trabalhos. E participou das coletivas do INFOTO - Instituto Nacional de Fotografia da FUNARTE, trabalhando também como fotógrafo do Jornal do Brasil; O Globo e Veja. Foi editor de fotografia do Jornal do Brasil de 1991 a 1996 e edita o tyba.com.br desde 2000.

Em 2002, sua imagem do poeta Carlos Drummond de Andrade sentado em um banco no calçadão da praia de Copacabana (1982) serviu de base para a estátua criada por Leo Santana que foi instalada no mesmo local onde a foto foi feita.

Naquele mesmo ano (2002) inspirou e emprestou seu nome ao personagem do fotógrafo no filme Cidade de Deus, de Fernando Meirelles, baseado no livro do escritor Paulo Lins.

Seus ensaios foram publicados no Lens (blog do The New York Times); LightBox (blog da Time); The Guardian; Lens Culture,Courrier International Magazine; Gup Magazine; revista Piauí; Connaissances des Arts; Newsweek; GEO Magazine; L’Insensé; La Nación, entre outros.

Nosso homenageado foi uma das primeiras mãos que se estenderam e que acreditaram no nosso Festival. Muitas ações do #FRENTE precisaram ser mudadas por conta da Pandemia e suas restrições. Queremos agradecer ao fotógrafo, curador e multiartista Rogério Reis por acreditar em nós e por nos acolher primeiramente em seu coração. E também por ter nos ofertado o espaço TYBA para encontros, discussões e exposições, para que na próxima edição do #FRENTE seja também um lugar de afetos, trocas, abraços e muito aprendizado.

FORMAS DE CONTATO