Patrick Mendes
Patrick Mendes
SOBRE

Nascido e criado na Zona Norte, especificamente no Complexo de favelas da Maré. Tem 22 anos e desenvolveu por conta própria desde a adolescência o hábito de fotografar.

Hoje, é formado em fotografia na Escola de Cinema Olhares da Maré (ECOM) / Redes da Maré, e como fotojornalista pela Agência Narra – Projeto do Observatório de Favelas.

“Meu olhar é influenciado pelas favelas do Estado do Rio de Janeiro. Comecei a focar em 2017 quando terminei o ensino médio e comecei a atuar pela Ponte de Jornalismo, plataforma online de pautas jornalísticas freelancer. Atualmente faço parte da equipe de fotógrafos do Imagens do Povo, no Observatório de Favelas, localizado no Complexo de Favelas da Maré”.

FORMAS DE CONTATO
TEXTO CURATORIAL
As fotos de Patrick Mendes remetem a uma referência de peso: lembram os retratos de August Sander, na Alemanha, há mais de um século, buscando representar os ofícios e os tipos humanos da época. Mendes retrata o trabalho na comunidade, o vendedor ambulante, o pescador, o serralheiro, as mulheres chefes de família, o rapper, o jovem. Seus registros no Complexo da Maré denunciam o recrudescimento da realidade daquelas comunidades durante a pandemia e resultam em um potente testemunho do atual estado de coisas no Brasil. Na simplicidade da vida daquelas pessoas retratadas está a complexidade de um país extremamente desigual e estruturalmente racista, ao que Mendes responde significando e ressignificando com seu olhar e sua câmera.
Por Estevão da Fontoura.
GALERIA